Se você chegou até aqui, com certeza já utiliza as redes sociais a favor do seu negócio, né?! Agora está buscando como mensurar os dados de forma efetiva e, assim, potencializar os resultados, certo? Então vem comigo que eu te conto!
Primeiro de tudo, para mensurar os dados das redes sociais com qualidade é preciso entender sobre objetivos, métricas e KPIs. Objetivos são missões de negócio, que devem ser claros, atingíveis e mensuráveis. Por exemplo: quero vender mais com essa campanha; preciso de mais cadastros em minha base de e-mails; necessito alcançar o máximo de pessoas possíveis com a ação.
Já quando falamos de métricas, elas normalmente estão associadas ao comportamento do usuário e servem para avaliar a performance. Ou seja, todos os acontecimentos em seu post/site/campanha que mostram o desempenho da ação. Exemplo: visitantes no site; cliques na postagem; impressões e alcance da publicação.
Os KPIs, por sua vez, são métricas-chave que levam à conquista dos objetivos, ou seja, ao alcance de determinada meta. Eles auxiliam as empresas a medirem os resultados de negócio propriamente ditos. Neste caso, devem ser observadas: a taxa de conversão de vendas; o número de cadastros efetuados no mailing; bem como a taxa de engajamento.
Por dentro de cada métrica
Antes de descrever cada uma das métricas, vale lembrar que a combinação delas e a investigação detalhada do motivo de cada acontecimento é que trazem os dados mais relevantes para o seu negócio. Por isso, seja como um detetive, investigue!
Procure, por exemplo, saber em qual data a ação ocorreu. Por qual motivo aquele dia deu melhor resultado e se aproximou mais dos seus objetivos. Qual criativo/arte chamou mais atenção. Qual mensagem despertou mais interesse. E assim vai…
A seguir, conheça em detalhe cada uma das métricas que você pode (e deve) colocar em prática para mensurar o desempenho das suas ações de comunicação online:
Alcance
Alcance
é o número total de pessoas diferentes atingidas. Ou seja, o máximo de pessoas
alcançadas e impactadas pela sua ação. Anunciou aquele post tentando deixar a
sua marca mais conhecida? Está na hora
de mensurar qual foi o seu alcance total então!
Impressão
Não
vamos confundir alcance com impressão, héin? É fundamental entender a diferença
entre elas. Alcance = número total de pessoas diferentes atingidas. Impressão =
número total de vezes que a sua publicação ou anúncio foram exibidos (podendo
aparecer para a mesma pessoa mais de uma vez). Ou seja, impressão nada mais é
do que o número total de exibições da sua postagem/anúncio, contando sempre o
impacto em um mesmo grupo ou em novos!
Frequência
Quer,
por exemplo, que seu público seja atingido 2 vezes ao dia pelo mesmo anúncio?
Está na hora de analisar a frequência. Ou seja,essa métrica é a quantidade de vezes que um único usuário foi
impactado.
CPM (Custo por mil)
Já entendemos o que significa impressão. Poxa, agora quero saber qual foi o
meu custo por cada mil impressões. Como faço? Basta utilizar essa métrica. Para
calcular o CPM, divida o número total de impressões e multiplique-o por 1000.Dica: geralmente esse dado é obtido
pelas próprias redes. Fique de olho!
Taxa de engajamento
Uma das métricas mais importantes nas redes sociais, ela mostra o quão
forte é a sua marca no quesito interação com o usuário. É a soma de todas as interações:
likes, comentários, compartilhamentos etc.Como calcular? Taxa de engajamento =
(like + comentários + compartilhamentos) / Alcance.
CPE (custo por engajamento)
Poxa, mas quanto custou cada engajamento se eu anunciei Consigo saber?
Claro! Basta utilizar a continha abaixo:CPE = custo / (like + comentários + compartilhamentos).
ROI
O retorno sobre o investimento é uma das métricas de performance mais
importantes. Serve para entender qual foi o seu retorno financeiro através das
campanhas de anúncios. Para calcular: ROI = (Receita – Custo de investimento) /
Custo de investimento.
ROAS
Bem parecida com o ROI, o ROAS mostra o seu
retorno financeiro bruto obtido pelo anúncio. Por exemplo, apenas o lucro com
as vendas através de uma campanha, sem contar os custos extra: operação,
produto etc. Ou seja, é todo retorno não líquido. Cálculo: ROAS = Receita /
Custo.
E aí, já dá pra começar a verificar se a sua atuação online está mesmo ganhando boas proporções, né?